O Acervo

019

Muitas esculturas participaram de exposições em diversos espaços culturais. Então, Toloji percebeu que havia a necessidade das esculturas terem lugar apropriado para exposição e visitação do público, afinal são, aproximadamente, 11.500 peças.

Grande parte do acervo é formado por esculturas “primitivas” (primitivas num sentido de que elas não seguem as proporções dos objetos reais) cuja função, mais que apresentar uma imagem, é evidenciar a idéia, o espirito da divindade.

A idéia de se criar um espaço cultural, com exposição museológica, foi acompanhada da preocupação em promover a divulgação para o público, tornando o Instituto parte da rota cultural de Campinas e Região. A mensagem que deve chegar ao potencial público visitante é de que o acervo é rico em patrimônio histórico e cultural africano e influências afro na cultura brasileira. Dentro desta perspectiva foi fundado o Instituto Cultural Babá Toloji, que tem como mantenedora a Comunidade da Tradição do Culto Afro, citada anteriormente, a qual Toloji é responsável também.